Os seguros oferecem proteção, economia e previsibilidade. Entre as diversas modalidades oferecidas, há um tipo exclusivo voltado para os ambientes de trabalho: o seguro de riscos diversos. Você sabe já o conhece?
O que é o seguro de riscos diversos?
O seguro de riscos diversos serve para cobrir perdas e danos a equipamentos móveis e/ou estacionários. O objetivo da apólice é, então, evitar que você arque com prejuízos inesperados decorrentes desses eventos que podem comprometer a sua produtividade.
Esse serviço pode ser contratado para proteger máquinas como:
- Geradores móveis ou estacionários;
- Dispositivos médico-hospitalares;
- Dispositivos de medição;
- Rolos compactadores;
- Balanças industriais;
- Tornos mecânicos;
- Fornos industriais;
- Motoniveladoras;
- Parafusadeiras;
- Empilhadeiras;
- Perfuratrizes;
- Guilhotinas;
- Soldadoras.
Como você pode ver, trata-se de uma lista extensa. Por conta disso, o seguro de riscos diversos acaba sendo uma contratação importante para operações de trabalho em diversos setores profissionais, como empreiteiras, ferramentarias, hospitais, marcenarias e cozinhas.
Além disso, é preciso destacar que esse seguro pode ser contratado tanto pela Pessoa Jurídica como pela Pessoa Física. Tecnicamente, isso significa que você não precisa ter uma empresa terceirizada para proteger os seus equipamentos de trabalho.
Quais as principais coberturas do seguro de riscos diversos?
Assim como qualquer outra apólice, o seguro de riscos diversos foi desenvolvido para oferecer proteção eventual contra as situações mais comuns envolvendo os tipos de bens segurados.
A primeira cobertura é contra danos e perdas causados por incêndios, raios ou explosões, independentemente de sua natureza. Dessa forma, os equipamentos já estão protegidos de uma boa parte das ameaças possíveis aos ambientes de trabalho.
Também destacamos as coberturas mais relacionadas a desastres naturais, como alagamentos, desmoronamentos, terremotos e maremotos. Vale avaliar cada um deles especificamente, visto que muitas cidades sofrem com determinados eventos com certa recorrência.
Outra cobertura oferecida é a contra perdas e danos provocados durante tumultos. Essa é uma proteção fundamental para se ter, sobretudo, em períodos de inquietação social. Com ela, você se consegue se precaver contra os prejuízos da depredação dos seus equipamentos.
Por fim, também destacamos as coberturas mais comuns:
- Pagamento de aluguel a terceiros — indispensável para evitar o arrolo de dívidas na operação;
- Deterioração de mercadorias — uma cobertura essencial para evitar prejuízos na produção;
- Danos elétricos — indeniza a troca ou manutenção dos equipamentos afetados;
- Responsabilidade civil — válida para a maioria das operações de trabalho;
- Roubo e furto qualificado — indeniza a compra de um novo equipamento.
Como contratar o seguro de riscos diversos?
Por ser uma apólice complexa, ampla e detalhada, a cotação do seguro de riscos diversos exige muita atenção e planejamento. Todo esse cuidado começa pelo envolvimento de profissionais experientes, que serão fundamentais na avaliação dos riscos e elaboração do seguro apropriado para a operação.
Com o amparo técnico da corretora, devem ser consideradas condições específicas para cada equipamento na apólice, realmente personalizando o plano de acordo com os riscos reais da operação.
Além dessa etapa de diagnóstico e vistoria, você terá a segurança de que, sempre que necessário, será amparado por uma empresa comprometida em resolver a sua demanda com agilidade e transparência.
Por outro lado, na eventualidade de um sinistro, essa empresa também deve oferecer a vistoria imediata no local. Isso é essencial para que se assegure a fidelidade da perícia técnica do ocorrido, trazendo transparência para os dois lados e garantindo agilidade no recebimento da indenização.
No mais, uma boa seguradora deve oferecer um sólido respaldo jurídico, capaz de elaborar defesas bem justificadas em argumentos técnicos, fortalecendo o cliente em relação a tudo que lhe é devido.